Agência France-Presse
postado em 06/11/2010 19:22
SANTO DOMINGO - O furacão Tomas, que este sábado (6/11) perdeu força e agora é uma tempestade tropical, provocou a evacuação de mais de 12 mil pessoas e deixou incomunicáveis 39 localidades na República Dominicana, informaram as autoridades, que mantiveram o alerta vermelho em 20 províncias.Em um relatório publicado em sua página na internet, o Centro de Operações de Emergências (COE) dominicano informou que 12.190 pessoas tiveram que ser desalojadas de 2.438 residências devido a inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas provocadas pelo Tomas.
"As nebulosidades remanescentes associadas ao Tomas continuarão causando chuvas, que agora são calculadas entre 15 e 40 milímetros, podendo ser superiores nas áreas isoladas. Por essa razão, as autoridades pedem à população que tome medias de precaução (...) para inundações ou deslizamentos de terra", destacou o texto.
Tomas matou seis pessoas em sua passagem pelo Haiti e ainda continua causando chuvas na ilha Hispaniola, partilhada por este país e pela República Dominicana, onde também há 39 localidades incomunicáveis.
Embora o serviço de meteorologia tenha suspendido o alerta de tempestade tropical, o COE manteve o alerta vermelho em 20 províncias e amarelo em outras nove.