Mundo

Gbagbo e Ouattara disputam segundo turno na Costa do Marfim

Agência France-Presse
postado em 06/11/2010 19:26
ABIDJAN - O segundo turno das eleições presidenciais na Costa do Marfim será celebrado em 21 de novembro. Na disputa estão o candidato à reeleição, Laurent Gbagbo, e o ex-primeiro-ministro Alassane Ouattara, anunciou este sábado o Conselho Constitucional.

Após o primeiro turno em 31 de outubro, "será celebrado um segundo turno das eleições no domingo", declarou o presidente do Conselho, Paul Yao N;Dré, na sede desta instituição, em Abidjan.

"Os candidatos classificados para se apresentar no segundo turno das eleições são Gbagbo Laurent e Ouattara Alassane", acrescentou. "Nenhuma reclamação relativa à regularidade das eleições foi apresentada mediante petição escrita ao presidente do Conselho Constitucional", destacou.

Até agora considerava-se como data do segundo turno o dia 28 de novembro, embora não tivesse sido marcada oficialmente.

A declaração ocorreu horas depois de Ouattara e outros líderes da oposição reclamarem uma nova contagem dos votos, alegando "graves irregularidades" durante essa votação histórica, destinada a por fim a uma década de crise político-militar.

O Conselho de Segurança da ONU destacou "irregularidades menores" nestas eleições, mas considerou que não influenciaram seriamente a votação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação