Mundo

Oito narcotraficantes são detidos na cidade mexicana de Culiacán

Agência France-Presse
postado em 08/11/2010 12:35
CULIACAN - Pelo menos oito pessoas foram detidas na noite deste domingo (7/11) em uma operação contra o narcotráfico em um hotel de Culiacán. A cidade da região oeste do México é sede do cartel de Sinaloa.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública Federal, alguns dos detidos já foram identificados. Vizinhos do hotel Los Tres Ríos afirmam que ouviram uma intensa troca de tiros. A polícia, no entanto, não informou se o confronto provocou mortes.

Uma fonte policial de Culiacán destacou que a operação teve como alvos membros do cartel de "A Família Michoacana", um dos sete que operam no México. A ação ocorreu dois dias depois da morte de Ezquiel Cárdenas, um dos dois chefes do cartel do Golfo, em uma operação que resultou em combates entre integrantes da organização criminosa e militares na cidade de Matamoros, na fronteira com os Estados Unidos.

Cárdenas foi o terceiro chefe do narcotráfico morto em uma operação militar no México no último ano. Em dezembro de 2009, Arturo Beltrán, chefe do cartel Beltrán Leyva, foi morto pela polícia e em julho foi a vez de Ignacio "Nacho" Coronel, número três do cartel de Sinaloa.

Outros quatro chefes do tráfico foram presos em operações militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação