Mundo

Imã iemenita defende morte de americanos

Agência France-Presse
postado em 08/11/2010 14:35
SANAA - O imã radical americano-ienemita Anwar Al-Awlaqi, ativamente procurado pelos Estados Unidos e pelas autoridades iemenitas, pediu nesta segunda-feira (8/11), em uma mensagem de vídeo postada na internet, que os americanos sejam mortos "sem hesitar".

"Não consulte ninguém ao matar americanos", afirmou Awlaqi no vídeo de 23 minutos, informou o portal de vigilância de sites islamitas SITE. "Para matar o demônio não é preciso nenhuma fatwa (decreto religioso). Somos nós ou são vocês", acrescentou Awlaqi, dirigindo-se aos americanos.

Awlaqi, que estaria refugiado na zona tribal do sul do Iêmen, foi colocado por Washington em uma lista de objetivos a eliminar. Atualmente ele é julgado à revelia pela justiça iemenita, que ordenou, no sábado, sua prisão à força, se necessário.

No vídeo, o pregador sunita ligado à Al-Qaeda afirma que a região é cenário de um "conflito entre Estados Unidos e Israel, por um lado, e Irã, pelo outro". "As primeiras vítimas do Irã (de maioria xiita) serão os povos sunitas do Golfo", disse ainda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação