Mundo

Atentados no Iraque deixam pelo menos 31 mortos nesta segunda-feira

Agência France-Presse
postado em 08/11/2010 19:49
Basra - Ao menos 31 pessoas morreram e 91 ficaram feridas nesta segunda-feira (8/11) em vários atentados realizados no Iraque, informaram as autoridades locais.

O primeiro ataque, que deixou dez mortos, sendo quatro iranianos, e 42 feridos, ocorreu às 8h45 local (3h45 Brasília), no norte da cidade santa de Kerbala, 110km ao sul de Bagdá.

"Um suicida guiando um carro-bomba provocou a explosão junto a um ônibus que transportava peregrinos iranianos", disse à AFP um alto oficial da polícia.

O segundo atentado ocorreu às 13h (8h), quando um carro-bomba explodiu em Najaf, 150km ao sul de Bagdá, matando seis peregrinos iranianos e dois iraquianos. Outras 16 pessoas ficaram feridas, a maioria peregrinos procedentes do Irã, disse Khaled Jashani, um vereador local.

A cada ano, milhões de fiéis, principalmente iranianos, viajam em peregrinação a Kerbala e a Najaf.

Desde a queda do regime de Saddam Hussein em 2003, as romarias são alvos frequentes de ataques dos insurgentes sunitas.

Um terceiro carro-bomba explodiu às 19h30 local (14h30) em um bairro do oeste de Basra, a grande cidade portuária do sul, matando 10 pessoas e ferindo outras 30, segundo um oficial.

Em Khalis, ao norte de Baquba, uma bomba explodiu em uma lanchonete deixando um morto e três feridos, informou a polícia local.

Em Mosul, a grande cidade do norte do país, dois policiais morreram em um ataque contra um posto de controle, revelaram as autoridades.

Desde 31 de outubro, vários atentados afetaram o Iraque. O mais violento deles, que deixou 53 mortos (46 reféns e sete policiais), foi um ataque contra a catedral siríaca católica de Bagdá por um grupo ligado à Al-Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque (ISI).

Em 2 de novembro, pelo menos 62 pessoas morreram e 285 foram feridas em 11 atentados coordenados com carros-bomba em vários bairros xiitas de Bagdá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação