Mundo

Israel afirma à ONU que deixará norte de povoado libanês

Agência France-Presse
postado em 09/11/2010 15:14
NOVA YORK - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que Israel retirará suas tropas da parte norte do povoado de Ghajar, no território libanês. Assim, a região será terá o controle das forças da ONU no Líbano.

Netanyahu anunciou a decisão a Ban na noite desta segunda-feira, na sede da ONU em Nova York, de acordo com Mark Regev, porta-voz do chefe de governo israelense.

"O primeiro-ministro disse que tem a intenção de reunir o gabinete de segurança ao retornar a Israel, com o objetivo de que este aprove um acordo sobre Ghajar, fruto de discussões entre Israel e a Finul", a força interina da ONU no Líbano, indicou Regev.

A Finul pediu a Israel que retirasse suas tropas da região norte do povoado, que fica em território libanês, para respeitar a resolução 1701 das Nações Unidas - que encerrou a guerra entre Israel e o movimento radical xiita libanês Hezbollah em 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação