Agência France-Presse
postado em 09/11/2010 08:43
XALAPA - Criminosos sequestraram e assassinaram nesta segunda-feira (8/11) o prefeito eleito do município de Rodríguez Clara, no estado de Vera Cruz, leste do México, além de dois assessores do político.O assassinato elevou a 14 o número de prefeitos mortos em 2010 no México em ataques atribuídos ao crime organizado. Homens armados sequestraram Gregorio Barradas, seu vice e o secretário particular em um restaurante da cidade de Islas. Poucas horas depois, os corpos dos três reféns foram encontrados em uma caminhonete estacionada no estado vizinho de Oaxaca, de acordo com o procurador de Veracruz, Salvador Mikel Rivera.
[FOTO1]Segundo ele, não existe motivo aparente para o assassinato de Barradas, que foi deputado federal pelo PAN (Partido Ação Nacional) - partido do presidente Felipe Calderón.
Barradas foi eleito prefeito de Rodríguez Clara, município de 12 mil habitantes, nas eleições de julho. O PAN, que está na oposição em Veracruz, estado governado pelo PRI (Partido Revolucionário Institucional), exigiu em comunicado uma investigação para os assassinatos.
La Puerca
O México vive uma onda de violência atribuída ao narcotráfico em parte de seu território, com um balanço de mais de 28 mil assassinatos nos últimos quatro anos.
Na noite desta segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do país também anunciou a prisão do narcotraficante Manuel Fernández, conhecido como "La Puerca", colaborador do chefe do tráfico mais procurado do país, Joaquín "El Chapo" Guzmán.
Acusado de narcotráfico por um tribunal do estado americano de Illinois, Fernández é o "principal colaborador e introdutor de drogas nos Estados Unidos a serviço de Joaquín Guzmán", afirmou o diretor da divisão antidrogas da SSP, Ramón Pequeño.