Mundo

Militares são favoráveis à suspensão de lei contra gays no Exército nos EUA

Agência France-Presse
postado em 11/11/2010 16:40
Washington - A grande maioria (70%) dos soldados americanos é favorável ou indiferente à suspensão do tabu que ronda os homossexuais no exército, revela uma pesquisa feita entre soldados pelo Pentágono e publicada na edição desta quinta-feira (11/11) do jornal Washington Post.

"Mais de 70% dos soldados que responderam à pesquisa (...) consideraram que a abolição da lei "Don;t ask, don;t tell" (Não pergunte, não diga) teria um efeito positivo, díspar ou nenhuma consequência", destaca o jornal, citando pessoas envolvidas com a consulta.

A pesquisa foi realizada entre 400 mil soldados e 150 mil casais de militares. As conclusões serão entregues ao presidente americano, Barack Obama, em 10 de dezembro.

"A consulta leva seus autores a concluir que as tropas não terão mais objeções em ver soldados declaradamente homossexuais servirem", uma vez que a lei seja abolida, acrescentou o periódico.

A lei "Don;t ask, don;t tell", aprovada em 1993, obriga os militares homossexuais a silenciarem sobre a opção sexual sob pena de serem excluídos do exército.

Obama espera que o Congresso suspenda a lei durante a sessão que se reunirá a partir de 15 de novembro, antes da chegada dos novos legisladores eleitos nas eleições de meio mandato de 2 de novembro, após as quais a Câmara dos Reprentantes (deputados) passou a ter maioria republicana e o Senado, embora tenha permanecido democrata, perdeu cadeiras para os republicanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação