Mundo

Estados membros da ONU defendem reforma do Conselho de Segurança

Agência France-Presse
postado em 11/11/2010 18:04
Nova Iorque (EUA) - Os Estados membros das Nações Unidas declararam-se, nesta quinta-feira, (11) a favor de uma reforma rápida do Conselho de Segurança. A medida pode ampliar o círculo fechado de membros permanentes.

O representante do Japão, Tsuneo Nishida, ressaltou que o Conselho "deve refletir as realidades políticas do século XXI". Nishida destacou que o Conselho foi reformado apenas uma vez, há mais de 45 anos.

"A posição do Japão é a de que o Conselho de Segurança deva ser reformado com modificações que incluam simultaneamente a expansão dos membros permanentes e não permanentes", disse o japonês, cujo país deseja obter um assento permanente.

As discussões para ampliar o Conselho de Segurança ocorrem há anos, sem ter realmente avançado. A maior dificuldade é um acordo sobre quais países deveriam entrar no seleto clube dos membros permantentes - que têm direito a veto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação