Mundo

Transatlântico avariado na costa mexicana volta aos EUA

Agência France-Presse
postado em 11/11/2010 18:22
San Diego (EUA) - O navio transatlântico que ficou parado em frente à costa mexicana, com avarias sofridas após um incêndio, voltou a San Diego (sudoeste dos Estados Unidos), na manhã desta quinta-feira (11/11), pondo um fim ao sofrimento das 4.500 pessoas a bordo.

Os 3.299 passageiros, a maioria americanos que embarcaram no Carnival Splendor, inaugurado em 2008, relataram que tiveram que dormir no chão e fazer fila por duas horas para receber de alimento um prato de comida fria.

Durante três dias, nem eles, nem os 1.167 tripulantes tiveram ar condicionado, e só conseguiam se comunicar com o exterior na quarta-feira usando seus telefones celulares, quando o navio se aproximou do litoral.

"O que realmente complicou as coisas foi quando os banheiros deixaram de funcionar. As pessoas começaram a ficar incomodadas", contou o passageiro David Zembrano à rede de televisão 9News. "Tínhamos que fazer fila durante duas horas para pegar a comida porque todo mundo ia para o mesmo lugar", emendou.

Outro passageiro, Gordon Gilbreath, contou à emissora ABC o que chamou de "calvário" que viveram os passageiros alojados em cabines sem janela, mergulhados na escuridão total, pela falta de eletricidade. "Estas pessoas subiram para os passadiços e muitas dormiram ali, com cobertores. Mas à noite fazia frio".

O US Ronald Reagan, enviado pela Marinha americana para socorrer o Carnival Splendor, abasteceu o cruzeiro na terça-feira com provisões e água enviados de helicóptero.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação