Mundo

Talabani é reeleito presidente, apesar de boicote de deputados

Agência France-Presse
postado em 11/11/2010 18:32
Bagdá - O presidente iraquiano de origem curda Jalal Talabani foi reeleito nesta quinta-feira (11/11) à noite para um novo mandato de quatro anos, apesar do boicote à votação por parte da maioria dos deputados do partido de Iyad Allawi. O anúncio foi feito pelo presidente do Parlamento, Osama al-Nujaifi.

Após o anúncio de sua eleição, Talabani declarou que "vai pedir" ao primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, para formar o próximo governo do país, oito meses depois das eleições legislativas.

"Eu vou nomear o candidato do maior bloco, que é a Aliança Nacional", afirmou Talabani aos deputados no Parlamento. "Pedirei a Maliki para formar o gabinete", acrescentou.

Talabani, que na sexta-feira completa 77 anos, conquistou 195 votos para sua candidatura - 18 deles foram declarados inválidos, informou al-Nujaifi, o deputado sunita do partido Iraqiya do ex-chefe de governo Allawi, eleito mais cedo para presidir o Parlamento.

No primeiro turno, Talabani não conseguiu a maioria de dois terços dos votos dos deputados, como estabelece a Constituição.

Pouco antes da eleição de Talabani, cerca de 60 deputados do Iraqiya abandonaram a sessão como protesto por não terem sido respeitadas, segundo eles, as condições estabelecidas por seu partido para participar da eleição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação