Mundo

Hillary e Netanyahu vão trabalhar para retomar negociações de paz

Agência France-Presse
postado em 11/11/2010 22:09
Nova York - A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informaram nesta quinta-feira (11/11) que trabalharão para retomar as negociações de paz no Oriente Médio, após uma reunião de sete horas e meia em Nova York.

As discussões tiveram por objetivo "criar as condições para a retomada das negociações diretas visando a solução de dois Estados", assinala um comunicado conjunto.

Clinton reafirmou "o compromisso determinado dos Estados Unidos com a segurança de Israel e com a paz na região".

As necessidades de segurança do Estado hebreu "serão plenamente levadas em conta em qualquer futuro acordo de paz", destaca o comunicado, que lembra os parâmetros já conhecidos para um possível acordo entre Israel e os palestinos.

O "diálogo direto" entre israelenses e palestinos foi retomado no dia 2 de setembro, em Washington, após 20 meses de intensos esforços americanos.

O processo deveria levar a um acordo de paz em um ano, mas parece a beira do fracasso devido à negativa de Israel de prorrogar a moratória da colonização na Cisjordânia ocupada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação