Mundo

ONU faz apelo urgente de ajuda para combater o cólera no Haiti

Agência France-Presse
postado em 12/11/2010 11:03
Genebra (Suíça) - A ONU fez nesta sexta-feira um apelo urgente para arrecadar 163,8 milhões de dólares com o objetivo de evitar que a epidemia de cólera no Haiti, que já matou 724 pessoas e provocou a hospitalização de 11.000 pacientes, fuja do controle.

"Precisamos absolutamente deste dinheiro o mais rápido possível para evitar que sejamos superados por esta epidemia, declarada em meados de outubro", afirmou a porta-voz do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, Elisabeth Byrs.

De acordo com o balanço mais recente do ministério da Saúde do Haiti, 497 mortes, ou seja, mais de dois terços do total de óbitos registrados, aconteceram no departamento de Artibonito (norte), principal foco da epidemia.

Mas as organizações internacionais consideram que a situação é potencialmente mais preocupante em Porto Príncipe, a capital superpovoada do país na qual vivem um milhão de pessoas em condições sanitárias precárias desde o terremoto de 12 de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação