Agência France-Presse
postado em 13/11/2010 16:31
CABUL- Camicazes talibãs atacaram neste sábado a base aérea da Otan em Jalalabad, uma das mais importantes do Afeganistão, no leste do país, informaram autoridades da Aliança Atântica, assegurando que oito agressores morreram. Nenhum militar das forças do Otan foi ferido ou morto.A ação foi lançada ao amanhecer contra o aeroporto de Jalalabad, no qual estão posicionados numerosos aviões e helicópteros do Exército americano, que participam da Força Internacional da Otan (Isaf).
Segundo os talibãs, 14 camicazes participaram do ataque, mas a Isaf garante que apenas um homem carregava uma jaqueta com explosivos, e que os demais morreram no tiroteio contra as forças internacionais e afegãs.
"Um grupo de 14 camicazes entrou no aeroporto e alguns explodiram suas bombas, enquanto outros seguiram lutando", revelou à AFP Zabihullah Mujahid, porta-voz dos talibãs.
Já a Isaf afirmou que a base "foi alvo de disparos de armas leves de um número indeterminado de rebeldes, mas o Exército afegão e a força internacional da Otan reagiram rapidamente e mataram oito agressores, um dos quais carregava uma jaqueta com explosivos".
Jalalabad abriga mais de 2.500 homens, entre militares e civis, e é uma das mais importantes bases da Otan no Afeganistão, como Kandahar, no sul, e Bagram, ao norte de Kabul.
Em outra ação rebelde, dez pessoas morreram na explosão de uma moto-bomba em um mercado na província de Kunduz, no norte do país, aparentemente dirigido contra o líder local de uma milícia pró-governo.