Agência France-Presse
postado em 15/11/2010 11:46
Londres - O ministro português da Economia, Fernando Teixeira dos Santos, solicitou nesta segunda-feira (15/11) ao governo irlandês que leve em consideração outros países da zona do euro - num apelo indireto a Dublin a aceitar ajuda externa.Em entrevista à agência financeira Dow Jones Newswires, Teixeira dos Santos mencionou o efeito "contágio" para Portugal do aumento das taxas dos bônus da dívida irlandesa.
"Não gostaria de dar lições ao governo irlandês, mas acho que deveria decidir o mais adequado tanto para Irlanda como para o euro. Quero acreditar que saberá tomar a decisão correta", disse o ministro português.
A declaração foi feita num momento em que a Irlanda insiste na vontade de solucionar os problemas financeiros sem a ajuda europeia, apesar da deterioração da situação econômica, o que desperta nervosismo no mercado da Zona do Euro.
O governo irlandês admitiu nesta segunda-feira que mantinha contatos com "parceiros internacionais" sobre as dificuldades econômicas, mas negou um pedido de ajuda à União Europeia.