Mundo

Cameron: libertação de Aung San Suu Kyi é 'primeiro passo'

Agência France-Presse
postado em 15/11/2010 16:37
A libertação da opositora birmanesa Aung San Suu Kyi deve ser um "primeiro passo" no processo em direção à democracia na Birmânia, estimou nesta segunda-feira o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em um discurso na Câmara dos Comuns, em Londres.

Cameron expressou sua satisfação pela libertação "por fim" da Prêmio Nobel da Paz birmanesa, cuja "tenacidade e valor frente à injustiça foi uma verdadeira inspiração", disse.

"Falei com ela nesta manhã para transmitir as felicitações de todos neste país por sua libertação e sua extraordinária posição no que diz respeito à democracia e aos direitos humanos", acrescentou o primeiro-ministro, que voltava de uma viagem à China e Coreia do Sul.

"Agora devemos trabalhar para garantir que sua libertação seja seguida pela liberdade para outros 2 mil presos políticos e seja o primeiro passo para que o povo da Birmânia possa eleger a pessoa que desejar para governar seu país", afirmou.

Suu Kyi foi libertada no sábado após sete anos de prisão domiciliar na Birmânia, país governado desde 1962 por uma junta militar, e nesta segunda-feira retomou o trabalho na sede de seu partido, a Liga Nacional pela Democracia (LND).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação