Agência France-Presse
postado em 18/11/2010 09:16
SYDNEY - A Rolls Royce substituirá até 40 turbinas de Airbus A380 utilizados por diversas companhias aéreas, após a explosão, em pleno voo, de um motor de um jato da australiana Qantas."A medida inclui os aviões da Singapore Airlines e da Lufthansa", disse o porta-voz da Qantas, acrescentando que a empresa tem seis A380. O número de turbinas substituídas pode até aumentar porque as inspeções ainda prosseguem nos aparelhos, de acordo com o porta-voz.
"Na Qantas, até o momento já substituímos três turbinas, em aviões diferentes. Prosseguimos com nosso programa de inspeção e ainda não estamos certos do número definitivo de turbinas a substituir", emendou.
A Qantas paralisou seus seis aviões Airbus A380 após o grave acidente, em 4 de novembro passado, quando uma turbina Rolls Royce explodiu em pleno voo e provocou um pouso de emergência em Cingapura.
Na sexta-feira passada, o grupo britânico Rolls-Royce informou ter diagnosticado a origem do problema, e que um componente defeituoso está sendo substituído nas turbinas Trent 900 que equipam os A380 das companhias Qantas, Singapore Airlines e Lufthansa.