Francisco Francerle
postado em 18/11/2010 13:54
CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI recebeu nesta quinta-feira (18/11) no Vaticano o líder da Igreja Anglicana, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, poucos dias depois de cinco bispos anglicanos terem anunciado a conversão ao catolicismo.A audiência foi organizada por ocasião do aniversário de 50 anos da criação do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos. "Apesar dos problemas e das dificuldades atuais, o diálogo ecumênico continua sendo nosso objetivo", disse o Papa durante a audiência. "A unidade dos cristãos é e continua sendo a oração", completou.
A reunião do Sumo Pontífice e de Williams ocorreu na véspera do encontro de quase 200 cardeais e bispos de todo o mundo no palácio apostólico para debater, entre outros temas, a constituição "Anglicanorum Coetubus", que autorizou ano passado a entrada de centenas de anglicanos na Igreja Católica.
Com este documento, o Vaticano admitiu a conversão coletiva dos tradicionalistas anglicanos decepcionados com a visão extremamente progressista de sua igreja, sobretudo em temas como a abertura aos homossexuais e a ordenação de mulheres bispos.