Mundo

EUA têm o pior sistema de saúde entre os 11 países mais ricos

Agência France-Presse
postado em 18/11/2010 15:57
Washington - Os americanos são os que menos recebem atenção médica por causa do alto custo e os que mais têm dificuldades para pagar as faturas médicas mesmo que tenham seguro saúde, indica nesta quinta-feira (18/11) uma pesquisa realizada com os 11 países mais ricos do mundo.

"Os Estados Unidos se destacam por ter as experiências mais negativas vinculadas ao seguro saúde", afirma o comunicado do Fundo Commonwealth, uma fundação privada de Nova York, que realizou a pesquisa.

O estudo revela que no último ano um terço (33%) dos americanos adultos "não receberam atenção médica, não viram um médico quando ficaram doentes ou não puderam comprar os remédios prescritos por causa de seu alto custa".

Na Holanda e na Grã-Bretanha, a porcentagem é, respectivamente, de 5% e 6%.

Um quinto (20%) dos americanos enfrentam grandes problemas para pagar os gastos médicos, em relação aos 9% na França, 2% na Grã-Bretanha, 3% na Alemanha e 4% na Holanda.

Os americanos também têm mais probabilidades de manter litígios com os planos de saúde e seguradoras.

A pesquisa, publicada no site Health Affairs (Assuntos Médicos), foi realizada com 19,7 mil adultos da Austrália, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa refletem uma frustração generalizada ante a atenção médica nos Estados Unidos, que alimenta o debate sobre uma importante lei que reforma o sistema de saúde assinada pelo presidente Barack Obama em março.

O projeto prevê estender a cobertura médica a 32 milhões de americanos que atualmente carecem de seguro de saúde.

Os adversários republicanos de Obama, no entanto, prometeram fazer todo o possível para reverter a medida - que consideram muito custosa - agora que têm maioria na Câmara de Representantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação