Mundo

Vizinha ao Haiti, República Dominicana alerta sobre risco de cólera no país

postado em 18/11/2010 18:17
O governo da República Dominicana expediu nesta quinta-feira (18/11) um alerta à população sobre os riscos de uma epidemia de cólera no país. O aviso foi dado depois que um trabalhador de origem haitiana, com visto legal de permanência na República Dominicana, foi diagnosticado com a doença. As informações são do Ministério da Saúde e Bem-Estar da República Dominicana.

A República Dominicana está situada no Caribe e divide a Ilha Hispaniola com o Haiti. Em pouco mais de um mês, a epidemia de cólera causou 1.039 mortes no Haiti e levou 17 mil aos hospitais. Especialistas afirmam que a doença se espalha mais rapidamente em decorrência da falta de infraestrutura e condições básicas de higiene no país.

Em um comunicado hoje, as autoridades da República Dominicana afirmam que as pessoas com vômitos, diarreia e desidratação devem procurar ajuda. O ministro da Saúde, Bautista Rojas Gómez, disse que paralelamente equipes médicas supervisionarão as unidades de saúde em busca de contaminados.

"Desta forma estamos trabalhando para evitar qualquer indício de um surto de cólera no território nacional", disse Gómez. A medida foi adotada depois de uma reunião com sua equipe formada por cinco médicos de várias especialidades inclusive em saúde ambiental e epidemiologia.

De acordo com o ministro, as ações foram intensificadas em todo o território do país. Gómez afirmou ainda que as autoridades atuam também no planejamento, na programação, execução e na avaliação de ações preventivas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação