Mundo

Países da Otan concordam com redução das estruturas da organização

Agência France-Presse
postado em 20/11/2010 13:46
Os países membros da Otan concordaram neste sábado em reduzir em pelo menos 35% o número de funcionários de sua estrutura permanente e em cortar consideravelmente o número de agências e quartéis, segundo a declaração final da reunião de cúpula de Lisboa.

"Adotamos uma base para a nova estrutura de comando da Otan, que será mais eficaz, leve e abordável", afirma o documento que será aprovado ao fim da reunião de dois dias entre os líderes dos 28 países da organização.

"A nova estrutura representa uma diminuição importante do número de quartéis e uma redução de 35% dos funcionários, ou seja, 5.000 postos, e até mais, se possível", completa o texto.

O número de Estados-Maiores e quartéis passará de 11 atualmente a seis ou sete, segundo a Otan, após delicadas negociações entre os países membros que devem ser concluídas em junho de 2011.

Os aliados concordaram ainda que as 14 agências existentes serão reagrupadas em três, como parte do plano que pretende transformar a Otan em um instrumento mais eficaz e sobretudo cortar gastos, em tempos de crise e austeridade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação