Mundo

Gates prevê presença militar estrangeira modesta no Afeganistão após 2014

Agência France-Presse
postado em 20/11/2010 14:44
O número de tropas internacionais no Afeganistão após 2014, quando os afegãos assumirão o controle das tarefas de segurança, será "muito modesto", declarou neste sábado o secretário de Defesa americano, Robert Gates, em uma visita ao Chile.

"Antecipo que uma fração das forças internacionais ficará para treinar e dar apoio às forças afegãs, mas acredito que qualquer força que permaneça depois de 2014 será muito modesta e centrada na atividade de treinamento e assistência, como estamos fazendo agora no Iraque", explicou Gates.

"O que estamos fazendo é apoiar o objetivo do presidente (afegão Hamid) Karzai de ter ao fim de 2014 a responsabilidade principal da segurança em todo Afeganistão transferida às forças afegãs", disse.

Neste sábado, os líderes da Otan aprovaram na reunião de cúpula de Lisboa uma estratégia de saída do Afeganistão, baseada na transferência progressiva do controle da segurança às autoridades afegãs entre 2011 e 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação