Agência France-Presse
postado em 21/11/2010 11:06
O plano de retirada das tropas da Otan do Afeganistão, decidido no fim de semana em Lisboa, é um "sinal de fracasso" para os Estados Unidos, afirmaram neste domingo (21/11) os talibãs em uma mensagem divulgada pela internet."O acordo de Lisboa demonstra que os Estados Unidos não conseguiram obter uma assistência militar adicional da parte dos outros membros da Otan", afirma o comunicado dos talibãs.
"São boas notícias para os afegãos e para os que amam a liberdade no mundo e um sinal de fracasso para o governo americano", completa o texto, que tem como título "Resposta do Emirato Islâmico do Afeganistão à reunião de Lisboa".
Os líderes da Otan, reunidos em Lisboa, se comprometeram a iniciar em 2011 a transferência de responsabilidades de segurança à polícia e ao Exército afegãos, um processo que deve ser concluído em 2014.
Os talibãs pediram novamente a retirada imediata das tropas estrangeiras, afirmando que fixar o prazo para 2014 é uma "decisão irracional" que prolonga "uma guerra sem sentido".