Mundo

Colômbia confirma presença de líder das Farc em acampamento atacado

Agência France-Presse
postado em 21/11/2010 15:20

Bogotá - O ministro colombiano da Defesa, Rodrigo Rivera, disse neste domingo que, segundo uma guerrilheira ferida durante um ataque do Exército a um acampamento rebelde, um dos líderes das Farc estava lá e havia morrido, como presumiu no sábado o presidente Juan Manuel Santos.

"Uma guerrilheira que encontramos ferida já nos confirmou que esse era o acampamento de ;Fabián Ramírez; e que ele se encontrava ali com mais 13 pessoas. Faltam oito cadáveres para encontrar e estabelecer se um deles é o de Ramírez", disse Rivera à rádio Caracol.

O presidente Santos disse no sábado que Ramírez, líder do Bloco Sul da guerrilha, "aparentemente" havia sido abatido em uma operação militar no sul do país.

"Ramírez", cujo verdadeiro nome é José Benito Cabrera, foi protagonista ao participar das frustradas negociações de paz entre a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do conservador Andrés Pastrana (1998-2002).

Autoridades americanas afirmam que Ramírez, de 47 anos, é o responsável pelo envio de centenas de toneladas de cocaína em direção aos EUA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação