Swiebodzin - Milhares de fiéis participaram da inauguração religiosa da maior estátua de Jesus Cristo do mundo, um monumento que supera os 52 metros de altura, neste domingo (21/11), em Swiebodzin, na Polônia.
Os atos começaram com uma grande missa no santuário da Misericórdia Divina e continuaram com uma peregrinação pelo local onde fica o monumento, construído com doações privadas, em sua maioria dos 21 mil habitantes de Swiebodzin.
A figura mede 33 metros, que correspondem aos 33 anos que Cristo viveu. A eles se somam três metros da coroa, outro número simbólico, já que representam os anos que Jesus dedicou a pregar; e 16,5 metros de pedestal, que serve de apoio para o monumento que tem 52,5 metros.
A estátua - mais alta que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - ficou pronta no dia seis de novembro. Sua envergadura e peso também são impressionantes: 25 metros e 440 toneladas, respectivamente.
Os últimos elementos da estátua, a cabeça e os braços, foram instalados com ajuda de um enorme guindaste de 700 toneladas, seguindo as instruções de seu desenhista, o sacerdote local Sylvester Zawadski.
Zawadski assegura que foi guiado pelo próprio Cristo em sua obra, cuja concepção começou em 2000 e teve um custo de mais de um milhão de euros.
A imensa figura fica perto da rodovia que une Varsóvia a Berlim, o que permite aos motoristas enxergar o Cristo Rei a vários quilômetros de distância.
Assim como o Cristo de la Concordia, na Bolívia, e o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Swiebodzin é totalmente branca. A única diferença é que a coroa é dourada.