Pequim - Vinte e nove pessoas que estavam presas em uma mina de carvão inundada do sudoeste da China foram resgatadas nesta segunda-feira (22/11).
Fora da mina, os trabalhadores, alguns ainda com o capacete e a lanterna frontal, que pareciam estar em bom estado de saúde, foram levados de maca para ambulâncias em meio aos aplausos da multidão, em uma operação exibida pelo canal estatal CCTV.
Os resgatados são 22 mineiros e sete socorristas que haviam ficado presos pela inundação. O acidente aconteceu na manhã deste domingo na mina de carvão Batian, perto da cidade de Neijiang, na província de Sichuan.
Quando a inundação aconteceu, apenas 13 dos 35 mineiros conseguiram sair à superfície. O resgate é um ponto positivo para a indústria de mineração chinesa, marcada por catástrofes, e ocorre no momento de expectativa de outra operação de socorro, em uma mina da Nova Zelândia, onde 29 mineiros estão retidos.
A situação na mina da Nova Zelândia é mais dramática.Nesta segunda-feira, as equipes de emergência neozelandesas mencionaram pela primeira vez a possibilidade de mortes entre os 29 trabalhadores presos desde uma explosão na sexta-feira.
Balanço
Em abril, a China teve seu próprio resgate "milagroso", quando 115 mineiros foram salvos depois de ter passado mais de uma semana presos no fundo de uma mina inundada na província de Shanxi (norte).
As minas chinesas são consideradas as mais perigosas do mundo em consequência das negligências e da corrupção. No ano passado, 2.631 pessoas morreram em acidentes em minas da China, segundo os números oficiais.
Mas organizações independentes acreditam que o balanço real é muito maior, já que muitos acidentes não são revelados para evitar o fechamento das jazidas.
Na semana passada, a agência estatal responsável pela segurança nas minas de carvão chinesas determinou que todas devem construir refúgios internos até junho de 2013. Os locais também deverão estar equipados com meios de comunicação subterrâneos, sistemas de localização dos trabalhadores e de ventilação, além de reservas de água.