Agência France-Presse
postado em 22/11/2010 09:43
Greymouth - As equipes de resgate temem possíveis mortes entre os 29 mineiros presos em uma mina da Nova Zelândia, três dias depois de uma explosão. "Continuamos sendo otimistas, com o espírito aberto, mas nos preparamos para qualquer eventualidade, incluindo a possibilidade de falecimento depois do que aconteceu", declarou o comandante da polícia, Gary Knowles.O diretor da mina de carvão de Pike River, situada em uma região isolada da costa ocidental da Ilha do Sul da Nova Zelândia, se mostrou bem mais pessimista a respeito das chances de sobrevivência.
"A realidade é que não tempos nenhuma notícia de ninguém desde que os dois homens conseguiram sair do local. Para as famílias, isto é mais difícil a cada hora que passa", declarou Peter Whittall. Pouco depois da explosão, dois mineiros conseguiram deixar o local e foram hospitalizados.
O primeiro-ministro do país, John Key, não perdeu as esperanças. "A informação de que disponho é que há oxigênio na mina e que existem todas as possibilidades de que os mineiros tenham conseguido alcançar uma câmara deste fluxo de oxigênio e, portanto, estejam vivos", afirmou.