Agência France-Presse
postado em 22/11/2010 14:29
Santa Cruz - O presidente boliviano Evo Morales afirmou nesta segunda-feira (22/11) que ninguém vai proibi-lo de assinar acordos com qualquer país, depois que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, pediu em Santa Cruz cautela às nações que fazem negócios com o Irã."A Bolívia, sob minha direção, terá acordos e alianças com todo o mundo, ninguém vai me proibir, temos direito, somos a cultura do diálogo", afirmou Morales na abertura da reunião de ministros da Defesa das Américas.
Morales defendeu os acordos políticos e comerciais assinados com seu colega iraniano Mahmud Ahmadineyad e recentemente anunciou seu desejo de receber ajuda de Teerã para o desenvolvimento de uma indústria de energia nuclear com fins pacíficos.
Na véspera, Gates disse que os países latino-americanos que negociam com o Irã para desenvolver capacidades nucleares devem ser cautelosos sobre os motivos reais de Teerã.
"Acredito que os países que estão negociando com o Irã neste assunto devem ser cautelosos, devem pensar em como atuarão com os iranianos, no que eles realmente tentam fazer", disse Gates a jornalistas ao chegar à Santa Cruz, na Bolívia.