Mundo

Israel aprova referendo antes de retirada do Golã e Jerusalém oriental

Agência France-Presse
postado em 22/11/2010 20:21
Jerusalém - O Parlamento israelense aprovou, nesta segunda-feira (22/11), um controverso projeto de lei que impõe a realização de um referendo antes da retirada das colinas de Golã e de Jerusalém Oriental, o que supõe uma condição prévia à aplicação de acordos de paz.

A lei, que pode complicar futuras negociações de paz, foi aprovada com 65 votos favoráveis e 33 contrários em uma votação noturna. Não houve abstenções.

Segundo a nova legislação, qualquer governo que firmar um acordo de paz cedendo os territórios anexados de Jerusalém Oriental e do Golã ou qualquer outro território soberano dentro de israel, ficaria impossibilitado de implementar o tratado sem a aprovação do Parlamento e de um referendo nacional.

A lei teve o apoio do premier israelense, Benjamin Netanyahu, para quem a norma evitaria a aprovação de "acordos irresponsáveis".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação