Mundo

Irã diz que produzirá combustível para reator de Teerã em 2011

Agência France-Presse
postado em 23/11/2010 13:50
Teerã - O Irã estará em condições de produzir a partir de setembro de 2011 combustível nuclear para o reator de pesquisa médica de Teerã, reafirmou nesta terça-feira o chefe do programa atômico iraniano, Ali Akbar Salehi.

"Produziremos combustível para este reator a partir do mês de Shahrivar do ano que vem (setembro de 2011)", declarou Salehi, citado pela agência oficial IRNA.

O Irã utiliza este combustível como principal justificativa para a produção de urânio enriquecido a 20%, iniciada no mês de fevereiro para grande descontentamento da comunidade internacional. As nações do Ocidente temem, apesar de Teerã desmentir, que o verdadeiro objetivo do programa nuclear iraniano seja militar.

Os ocidentais afirmaram que Teerã carecia de tecnologia para transformar seu urânio enriquecido a 20% em combustível para seu reator de Teerã, construído nos anos 1970 pelos americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação