Mundo

Portugal enfrenta greve geral contra plano de ajuste

Agência France-Presse
postado em 23/11/2010 16:51
Lisboa - Trabalhadores portugueses dos setores público e privado devem responder em massa nesta quarta-feira (24/11) a uma convocação de greve geral feita pelos dois principais sindicatos do país, unidos pela primeira vez em 20 anos para denunciar as medidas de austeridade impostas pelo governo sob pressão dos mercados.

Após os importantes movimentos sociais vividos por Grécia, Espanha e França, agora será a vez de Portugal, onde os sindicatos esperam "a maior greve da história" do país.

"A mobilização dos trabalhadores é enorme", garantiu o secretário-geral do principal sindicato, CGTP, Manuel Carvalho da Silva.

No momento em que Portugal aparece como potencial novo alvo dos mercados e pode ser obrigado a solicitar uma ajuda financeira externa, assim como Grécia e Irlanda, o líder sindical instou o governo socialista de José Sócrates a rejeitar "a chantagem dos agiotas internacionais" e a "receita de sacrifícios".

O Parlamento português prepara-se para votar de forma definitiva nesta sexta-feira um orçamento de austeridade sem precedentes, para cortar o déficit de 7,3% para 4,6% do PIB.

Esse plano de ajuste inclui a diminuição de salários, alta de impostos e diminuição de benefícios sociais. A aplicação daria lugar a uma forte queda do poder aquisitivo em um país onde o salário mínimo é inferior a 800 euros.

"É inaceitável que os trabalhadores façam praticamente todos os sacrifícios", denunciou João Proença, da UGT, central sindical historicamente próxima ao Partido Socialista. "Não se pode aceitar que a primeira, segunda e terceira prioridade de Portugal seja seu déficit", acrescentou o sindicalista, lembrando que o índice de desemprego está em 10,9%.

Vários sindicatos se alinharam atrás da CGTP e da UGT e são anunciadas greves nos bancos, na imprensa, no setor petroleiro e nos transportes.

Por esse motivo, foram cancelados mais de 500 voos. Os portos de Lisboa e Setúbal também podem ser paralisados.

Os deslocamentos serão muito complicados na capital, onde não está previsto nenhum serviço mínimo garantido nos transportes.

A última greve geral de Portugal ocorreu em maio de 2007 e foi organizada apenas pela CGTP, ligada ao Partido Comunista, para protestar contra a política de ajuste realizada pelo primeiro governo de Sócrates.

O líder dos sindicatos europeus, o britânico John Monks, chegou na segunda-feira a Lisboa para "ajudar na preparação" da manifestação e previu "muita agitação e greves gerais nos próximos meses" na Europa.

Afetado por um crescimento frágil nos últimos anos, Portugal possui uma dívida pública de 161 bilhões de euros (cerca de US$ 220 bilhões), ou seja, mais de 82% de seu PIB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação