Mundo

Bispo que fez comentários "ofensivos" sobre casamento real é suspenso

Agência France-Presse
postado em 23/11/2010 16:54
Londres - Um bispo britânico, que se desculpou pelos comentários "ofensivos" feitos em redes sociais após o anúncio de noivado do príncipe William com a namorada Kate Middleton, foi suspenso nesta terça-feira (23/11) do exercício do ministério, anunciou uma autoridade anglicana.

O bispo de Londres, Richard Chartres, se disse "consternado" com as reflexões do bispo da diocese de Willesden, Pete Broadbent, sobre o futuro casamento e a família real em geral.

"Tive a oportunidade de falar com o bispo Peter sobre como chegaram a ser feitos estes comentários e tomei nota de suas desculpas sem reservas", declarou o bispo de Londres por meio de um comunicado. "No entanto, pedi que deixe de exercer seu ministério até segunda ordem", acrescentou.

No domingo, o jornal Mail on Sunday publicou comentários escritos pelo bispo Broadnent nos sites Facebook e Twitter, como um no qual dava "sete anos" de duração ao casamento de William, segundo na linha de sucessão à coroa britânica.

Segundo o jornal dominical, Broadbant também escreveu que William e Kate eram "famosos superficiais" e disse que o casamento, anunciado na terça-feira, como "lixo nauseabundo" pago "com nossos impostos".

O bispo se referiu, ainda, aos membros da família real como "mulherengos", com um longo histórico de rompimentos matrimoniais, e se dirigiu em particular aos pais do futuro noivo, o príncipe Charles e a falecida princesa Diana, aos quais chamou de "Orelhas Grandes e Boneca de Porcelana", sempre de acordo com o jornal.

A partir da polêmica suscitada, o bispo Broadbent desculpou-se com os atingidos por estes comentários "profundamente ofensivos". "Expressei ao príncipe Charles, ao príncipe William e a Kate Middleton meu profundo arrependimento pela dor causada por meus comentários", disse, em comunicado.

"Reconheço que o tom da minha linguagem e o conteúdo do que disse foram profundamente ofensivos e me desculpo sem reservas pelo dano causado", acrescentou o religioso anglicano. "Desejo ao príncipe William e a Kate Middleton um casamento feliz e para toda a vida, e os incluirei nas minhas orações", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação