Mundo

Franceses realizam manifestações simbólicas contra reforma na aposentadoria

Agência France-Presse
postado em 23/11/2010 19:47
Paris - Manifestações consideradas modestas e ações simbólicas foram realizadas na França nesta terça-feira contra a reforma das aposentadorias, duas semanas após a promulgação da nova lei desejada pelo presidente Nicolas Sarkozy, e que foi contestada nas ruas durante dois meses.

Em todo o país, foram realizados 153 protestos reunindo 52.000 pessoas, no total, segundo números fornecidos pelo ministério do Interior que fala de uma "muito fraca mobilização".

Em Paris, 9.000 pessoas, segundo um sindicato, 3.200 para a polícia, fizeram uma curta passeata, passando diante da Bolsa. Deixaram esparramadas pelo chão falsas notas de 500 euros com a efígie do ex-ministro do Trabalho Eric Woerth.

Em Lyon (centro-leste), Bordeaux, Toulouse (sudoeste), as marchas foram pouco seguidas, com alguns milhares de pessoas, o mesmo acontecendo em Marselha (sul) - onde houve um piquenique cidadão - e em Lille (norte).

A convocação feita por cinco sindicatos, visava denunciar a reforma impopular. A principal medida da nova lei é a passagem de 60 para 62 anos da idade mínima de aposentadoria, enquanto que a integral sobe de 65 para 67 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação