Agência France-Presse
postado em 24/11/2010 11:25
Cabul - As autoridades eleitorais afegãs desqualificaram por fraude 24 candidatos que haviam sido anunciados como vitoriosos nos resultados preliminares das eleições legislativas de 18 de setembro. O pleito teve o resultado definitivo anunciado nesta quarta-feira.Após os resultados preliminares, a Comissão Eleitoral Independente já havia desqualificado 21 candidatos por fraude. Ao proclamar os nomes em 33 das 34 províncias, a comissão invalidou os resultados de outros três candidatos.
Apesar das denúncias de fraude, que provocaram a anulação de quase 25% dos votos, o governo afegão considerou o processo eleitoral um sucesso.
"Organizar eleições é um processo difícil. Apesar de todas as dificuldades, a nação afegã conseguiu realizá-las e hoje podemos saber em quem as pessoas votaram", declarou Fazil Ahmad Manwai, diretor da Comissão Eleitoral Independente.
O Parlamento afegão, dominado tradicionalmente por chefes de guerra e funcionários públicos, tem papel secundário em um país no qual o presidente, Hamid Karzai, concentra uma grande parte do poder.
Poucas horas antes do anúncio dos resultados, mais de 100 candidatos derrotados ou desqualificados protestaram nas ruas de Cabul.
"Consideramos que o voto do povo afegão foi roubado, por isto protestamos", declarou Najibullah Mujahed, candidato derrotado.