Mundo

Venezuela é o único país a não cumprir com acordo de destruição de minas

Agência France-Presse
postado em 24/11/2010 15:12
Genebra - A Venezuela é o único integrante da Convenção sobre a Proibição de Minas Antipessoais que não respeita suas obrigações em termos de destruição de minas terrestres, segundo um relatório da ONG ICBL publicado nesta quarta-feira.

O informe anual da Campanha Internacional para a Proibição de Minas (ICBL), em colaboração com as ONG Human Right Watch e Handicap International, verifica a aplicação da Convenção, que entrou em vigor em 1999.

A Convenção exige a retirada das minas das zonas minadas num prazo de 10 anos em regiões sob jurisdição ou controle dos Estados.

Segundo o relatório, há 4.960 minas terrestres na Venezuela, que assinou a Convenção em 1999.

A Venezuela devia concluir as atividades de retirada de minas em 2010, mas conseguiu um prazo extra até 2014, alegando problemas de condições meteorológicas.

"Começamos a ter dúvidas sobre a boa fé da Venezuela", afirma o estudo. Todos os Estados do continente americano ratificaram a Convenção, com exceção de Cuba e Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação