Mundo

Comunidade judaica alemã terá primeiro líder nascido depois do Holocausto

Agência France-Presse
postado em 25/11/2010 13:22
A comunidade judaica alemã, em pleno desenvolvimento depois da onda de emigrantes oriundos das ex-repúblicas soviéticas, elegerá no domingo seu primeiro líder nascido depois do holocausto nazista.

Dieter Graumann, 60 anos, vice-presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, principal organização representativa da comunidade com 105.000 membros, deve ser eleito seu presidente (é o único candidato à sucessão de Charlotte Knobloch, 78 anos, que não aspira à reeleição). "É uma mudança de geração", explicou à AFP o historiador Julius H. Schoeps.

Morador de Frankfurt, Dieter Graumann "não pertence à geração dos que têm um número tatuado no braço", destacou o especialista, referindo-se à tatuagem com a qual os nazistas marcavam os prisioneiros dos campos de concentração.

Charlotte Knobloch nasceu poucos meses antes da chegada de Hitler ao poder, e passou a Segunda Guerra Mundial escondida na casa de uma família católica.

Dieter Graumann, por sua vez, nasceu em Israel em 1950, ano da criação do Conselho Central, e chegou à Alemanha quando tinha um ano e meio.

Seu pai, de origem polonesa, sobreviveu aos campos de concentração.

A comunidade judaica alemã mudou bastante desde o fim da Guerra Fria. Depois da queda do Muro de Berlim, o país abriu suas portas para os judeus da União Soviética, vítimas de grande antissemitismo durante o regime comunista.

Desde 1989, 220.000 judeus procedentes da ex-URSS chegaram à Alemanha, que tinha então 30.000 judeus, contra 600.000 antes de 1933. Atualmente, a comunidade judaica alemã contra com 110.000 membros, segundo o Conselho Central.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação