-->
Mundo

Mais de 4 milhões de haitianos devem ir às urnas neste domingo

postado em 26/11/2010 10:19
Porto Príncipe - Mais de 4 milhões de haitianos devem ir às urnas neste domingo para escolher seu próximo presidente, além de 11 senadores e 99 deputados. O número de eleitores é incerto, porque muitas pessoas registradas no Conselho Eleitoral do Haiti podem ter morrido com o terremoto ocorrido em janeiro.

Ao todo, 19 candidatos se inscreveram para disputar a Presidência da República. Entre os mais cotados para substituir Renné Preval em fevereiro de 2011 estão seu partidário, Jude Celestin, do partido Inite, a ex-primeira dama Mirlande Manigat, da Aliança dos Democratas Nacionais Progressistas (RDNP), o cantor Michel Martelly (conhecido como Sweet Micky) e Jean-Henry Céant, do partido Amar o Haiti.

Como as intenções de voto estão bem divididas entre alguns candidatos, acredita-se que a eleição presidencial só será definida em segundo turno, a ser realizado em janeiro do ano que vem.

Serão 1,5 mil locais de votação nos dez departamentos (estados) do país caribenho, dos quais 360 receberão atenção especial das tropas militares da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) por terem maior risco de apresentarem problemas no dia das eleições.

Além de garantir o patrulhamento das ruas e a segurança de alguns locais de votação, os militares vão ajudar no transporte das urnas para os locais de votação. A Minustah também auxiliará no transporte das urnas, já com as cédulas, para os centros regionais eleitorais e para o centro de apuração geral dos votos, do conselho eleitoral haitiano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
om/correio.braziliense" target="_blank">