Mundo

Bispo negacionista se diz disposto a afastar advogado ligado ao neonazismo

Agência France-Presse
postado em 26/11/2010 15:13
Berlim - O bispo católico integrista Richard Williamson está disposto a abrir mão de ser defendido por um advogado ligado aos neonazistas em seu julgamento de apelação num processo por negacionismo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela comunidade de Williamson, a Fraternidade São Pio X.

"Mantive uma discussão interna e ele disse que faria isso (deixar o advogado)", declarou o padre Andreas Steiner. "Mas, que eu saiba, ele ainda não o fez concretamente".

Condenado em abril a 10 mil euros pelas posições negacionistas, Williamson provocou a revolta do superior do movimento integrista Fraternidade São Pio X, monsenhor Bernard Fellay, ao escolher como novo conselheiro jurídico Wolfram Nahrath, um advogado ligado aos movimentos neonazistas alemães.

Fellay insistiu que Williamson não continuasse com esse advogado, ameaçando-o de exclusão da congregação.

Wolfram Nahrath é membro do partido de extrema-direita NPD. Fez parte de associações como Heimattreue Deutsche Jugend (A juventude patriótica alemã), banida em março de 2009.

O processo de apelação está previsto para fevereiro ou março de 2011, mas a Fraternidade também sugeriu ao prelado que renunciasse a ele e aceitasse um acordo financeiro.

O bispo britânico de 70 anos afirmou, numa entrevista em janeiro de 2009, que "entre 200 mil e 300 mil judeus morreram nos campos de concentração, mas nenhum nas câmaras de gás", negando assim a matança de seis milhões de judeus pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação