Mundo

Correa e Santos anunciam restabelecimento total de relações

Agência France-Presse
postado em 26/11/2010 20:51
Georgetown - Os presidentes de Colômbia, Juan Manuel Santos, e Equador, Rafael Correa, anunciaram nesta sexta-feira (26/11), na Guiana, após a Cúpula da Unasul, o restabelecimento "total" das relações diplomáticas bilaterais, rompidas desde março de 2008.

"Tomamos a decisão de restabelecer plenamente nossas relações. Saúdo muito este passo tão importante para nossos povos", disse Santos após uma breve reunião com Correa.

"Este é um dia de alegria para nossos povos. Tenho que reconhecer a transparência e a boa vontade de Santos para responder aos temas sensíveis apresentados por parte do Equador. Começamos a caminhar na direção correta", destacou Correa.

Segundo Santos, a Colômbia entregou informação ao Equador sobre o bombardeio a um acampamento da guerrilha das Farc na fronteira comum, em 1; de março de 2008, quando morreu o número dois dos rebeldes colombianos, Raúl Reyes, e outras 24 pessoas, o que motivou a ruptura das relações.

Os dois presidentes explicaram que antes do Natal seus respectivos embaixadores já estarão em Bogotá e em Quito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação