Agência France-Presse
postado em 27/11/2010 17:40
Roma ; O primeiro-ministro italiano de centro-direita, Silvio Berlusconi, fez este sábado (27/11) um apelo a seus partidários para que participem de uma "grande manifestação" de apoio em 11 e 12 de dezembro, antes da votação de uma moção de censura contra seu governo, marcada para o dia 14, no Parlamento.O ;Cavaliere; convocou uma "mobilização e ação realmente eficazes" para organizar "no sábado, 11, e no domingo, 12 de dezembro, uma grande, grande manifestação e uma coleta de assinaturas de apoio à ação do governo". A convocação foi feita em mensagem de vídeo enviada à associação Promotores da Liberdade.
A principal força de oposição, o Partido Democrata (esquerda), também convocou uma manifestação nacional, em Roma, para 11 de dezembro.
Sem nomear seu ex-aliado e hoje rival Gianfranco Fini, o primeiro-ministro denunciou que ele está na origem de uma "crise política irresponsável e não razoável", que "paralisa a vida pública".
Fini abandonou, no fim de julho, o partido Povo da Liberdade, que fundou em conjunto com Berlusconi, e retirou há 15 dias seus homens do governo.
Berlusconi enfrentará, em 14 de dezembro, duas votações paralelas no Parlamento: o de uma moção de apoio no Senado e o de uma moção de censura na Câmara dos Deputados.