Mundo

Número de imigrantes pode chegar a 450 milhões em 2050, diz organização

Agência France-Presse
postado em 29/11/2010 11:24
Genebra - O número de imigrantes internacionais pode subir 68% por cento para 405 milhões em 2050, informou nesta segunda-feira a Organização Internacional para a Migração (OIM), observando que as economias emergentes da Ásia, África e América Latina estão se tornando importantes destinos.

"Há muito mais imigrantes internacionais no mundo hoje do que nunca - 214 milhões", disse a Organização Internacional para a Migração (OIM) em seu relatório anual.

"Se a população migrante continuar a aumentar no mesmo ritmo dos últimos 20 anos, o número de migrantes internacionais em todo o mundo em 2050 pode chegar a 405 milhões", acrescentou a agência intergovernamental.

Segundo a IOM, uma das principais razões para o aumento é o crescimento significativo da mão-de-obra nos países em desenvolvimento, enquanto nos países desenvolvidos as populações estão envelhecendo.

"Os atuais desequilíbrios demográficos entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento devem aumentar em um futuro próximo", observou o relatório.

Em 2025, jovens entrando no mercado de trabalho nos países em desenvolvimento vão superar a atual mão-de-obra total em países industrializados, disse a OIM.

Enquanto isso, economias em rápido crescimento na Ásia, África e América Latina tornam-se cada vez mais populares como destido dos trabalhadores imigrantes, afirmou.

Esses dados "não apenas enfatizam a crescente importância dos movimentos migratórios sul-sul, mas a necessidade de mais investimentos na gestão da imigração nestas regiões", observou a IOM.

Os Estados Unidos, todavia, prosseguem como o principal destino dos migrantes, com 42,8 milhões em 2010, cerca de 20% do número em todo o mundo.

Outros países com elevadas populações de origem estrangeira são Rússia, Alemanha, Arábia Saudita, Canadá, França, Grã-Bretanha, Espanha, Índia e Ucrânia, afirmou a IOM.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação