Mundo

Brasil oculta prisão de terroristas, afirmam EUA em documentos vazados

postado em 29/11/2010 11:43

Documentos divulgados pelo site Wikileaks nesta segunda-feira (29/11) dizem que o Brasil disfarça a presença e a prisão de pessoas ligadas ao terrorismo.

;O governo brasileiro é um parceiro de cooperação no combate ao terrorismo e em atividades relacionados com o terrorismo no Brasil (...). No entanto, os mais altos níveis do governo brasileiro, particularmente o Ministério das Relações Exteriores, são extremamente sensíveis a quaisquer créditos públicos de que os terroristas têm presença no Brasil - seja para arrecadar fundos, organizar a logística, ou mesmo trânsito no país brasileiro;, diz o texto.

"Essa sensibilidade resulta, em parte, do medo do país de estigmatizar a comunidade muçulmana (estimada por algumas fontes em mais de um milhão) ou prejudicar a imagem do território como um destino turístico. É também uma postura pública destinada a evitar estar ligado ao que é visto como a guerra excessivamente agressiva dos EUA contra o terrorismo", continua o texto.

Os excertos estão em uma carta sigilosa da embaixada dos EUA no Brasil, datada de 8 de janeiro de 2008. À época, Clifford Sobel era o embaixador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação