Mundo

Observadores dos EUA dizem que eleições no Haiti foram "uma farsa"

Agência France-Presse
postado em 29/11/2010 12:20
Washington - Observadores americanos acreditam que as eleições presidenciais e legislativas realizadas neste domingo no Haiti estavam repletas de irregularidades. Eles chamaram a comunidade internacional a rejeitar a "farsa óbvia".

"Desde a proibição do partido mais popular de participar da eleição, até irregularidades no dia do pleito, incluindo muitos relatórios de enchimento de urnas, assim como o impedimento de eleitores de votar, estas eleições foram uma farsa óbvia do início ao fim", disse Mark Weisbrot, co-diretor do Centro de Pesquisa Política e Econômica, em um comunicado.

Alex Main, analista deste centro de estudos, que se encontrava no Haiti para observar a realização das eleições, foi testemunha de diversas irregularidades, incluindo o enchimento de uma urna em uma seção de votação, acrescenta o texto.

Apesar das numerosas denúncias de fraude por parte de candidatos e dos pedidos de anulação do pleito, o Conselho Eleitoral do Haiti validou as eleições de domingo, cujos resultados serão conhecidos a partir de 5 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação