Mundo

ONU evita comentários sobre revelações do WikiLeaks

Agência France-Presse
postado em 29/11/2010 12:44
Nova York (EUA) - A ONU anunciou na noite de domingo que confia que os Estados membros respeitem as imunidades garantidas à organização, em sua primeira reação às revelações do site WikilLeaks de que funcionários dos Estados Unidos recebem ordens para espionar os empregados das Nações Unidas.

"A ONU não se encontra em posição de comentar sobre a autenticidade do documento que solicita informações sobre seus funcionários e suas atividades", disse uma fonte da organização.
[SAIBAMAIS]
Um documento secreto enviado a diplomatas em nome da secretária de Estado Hillary Clinton em julho de 2009 ordena a obtenção dos detalhes técnicos dos sistemas de comunicação dos principais funcionários da ONU, informa o jornal britânico The Guardian.

O New York Times informa que uma nota assinada por Hillary ordena aos funcionários do governo americano na ONU que obtenham "informações biográficas e biométricas dos principais diplomatas da Coreia do Norte".

O Guardian acrescenta que a ordem também determinava a obtenção de dados do secretário-geral Ban Ki-moon, em especial sobre seu "estilo de gerenciamento e tomada de decisões, assim como sua influência sobre o secretariado".

Washington também solicita os números dos cartões de crédito, endereços de e-mail, números de telefones, fax e até mesmo os números da contas de passagens aéreas de funcionários da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação