Mundo

Pró-europeus vencem eleições na Moldávia, mas sem maioria

Agência France-Presse
postado em 29/11/2010 13:54
Chisinau (moldávia) - Os partidos pró-europeus no poder na Moldávia venceram a eleição legislativa, a terceira em dois anos no país, obtendo 57 cadeiras das 101, mas sem conseguir a maioria necessária para eleger o chefe de Estado e tirar o país de uma interminável crise política.

Depois da apuração de 95% dos votos, três dos quatro partidos da coalizão no poder - o Partido Democrático Liberal, do primeiro-ministro Vlad Filat, o Partido Democrata e o Partido Liberal, do presidente do Parlamento, Mihai Ghimpu - conseguiram juntos as 57 cadeiras.

Mas esta coalizão não alcançou a maioria suficiente de 61 cadeiras para poder eleger o chefe do Estado, levando em conta o bloqueio da minoria obtida pelo Partido Comunista (44 deputados). O quarto membro da coalizão no poder, a Aliança Nossa Moldávia, não entou no Parlamento.

É a terceira vez em menos de dois anos que nenhuma força política consegue obter essa maioria. O Partido Comunista, no poder, de 2001 a 2009, ganhou eleições contestadas e seguidas de distúrbios em abril de 2009, mas a assembleia foi dissolvida por não conseguir eleger um presidente.

Em julho de 2009, a coalizão pró-europeia chegou em primeiro lugar nas eleições, mas também sem conseguir eleger o presidente, por isso as novas eleições foram organizadas neste domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação