Mundo

Novas buscas pelos restos do AF447 vão durar quatro meses

Agência France-Presse
postado em 29/11/2010 15:08
Paris - A quarta etapa das buscas pelos restos do Airbus da Air France, que caiu no dia 1; de junho de 2009 no Atlântico, com 228 pessoas a bordo, vai durar quatro meses. As buscas começam em fevereiro de 2011, de acordo com a secretaria de Estado dos Transportes da França.

A informação sobre a quarta etapa de buscas das caixas-pretas foi dada ao final de uma reunião com o titular, Thierry Mariani, com familiares das vítimas da catástrofe aérea que matou 72 franceses e 59 brasileiros.

"O encontro permitiu apresentar às associações de famílias das vítimas o desenvolvimento da próxima etapa", informou a secretaria de Estado em um comunicado.
A nova operação será dividida em "três fases de quatro semanas" cada, informou uma porta-voz da secretaria.

As buscas serão feitas com a ajuda de uma embarcação do Instituto Oceanográfico americano "Woods Hole".

Segundo as autoridades francesas, a nova etapa permitirá cobrir totalmente a zona determinada ao redor do último ponto de navegação "conhecido".

O Escritório de Investigações e Análises (BEA) francês, encarregado das investigações técnicas sobre os acidentes aéreos, considera que uma falha nas sondas (sensores de velocidade) Pitot do fabricante francês Thales foi um dos fatores que contribuíram para o acidente. No entanto, o BEA acredita que a explicação definitiva só poderá ser encontrada com as caixas-pretas do avião.

Em 2009, familiares das vítimas apresentaram um pedido à justiça francesa para que o acidente fosse investigado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação