SAN SALVADOR - O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, confirmou nesta segunda-feira sua intenção de comprar entre 8 e 10 aviões Super Tucano, da Embraer, ao custo de 110 milhões de dólares, para modernizar a Força Aérea Salvadorenha. "Estamos preparando com os ministros da Defesa e da Fazenda uma proposta que será analisada pela Assembleia Legislativa para comprar entre 8 e 10 aviões Super Tucano da empresa Embraer, do Brasil", declarou Funes à imprensa.
O presidente revelou que o negócio envolverá entre 100 e 110 milhões de dólares e destacou que "não são aviões de guerra", pois a intenção é empregá-los para "fortalecer" a capacidade operacional da Força Aérea em caso de desastres naturais no país e na região. "São aviões que têm equipamentos e radares que lhes permitem intervir de forma oportuna e eficaz para atender a comunidades afetadas por desastres naturais".
Funes comentou que a Guatemala faz um esforço similar para adquirir aviões, o que abre a possibilidade de se realizar operações conjuntas no caso de desastres e no combate ao narcotráfico.
A oposição critica a compra dos Super Tucanos, por considerá-la de alto custo.