Mundo

Wikileaks revela que presidente afegão soltou criminosos e narcotraficantes

Agência France-Presse
postado em 30/11/2010 10:08
[SAIBAMAIS]Cabul ; O presidente afegão, Hamid Karzai, ordenou a libertação sem processo de dezenas de criminosos perigosos e traficantes de drogas pelas forças internacionais, mostra um telegrama diplomático americano publicado nesta terça-feira pelo site Wikileaks.

De acordo com o texto, autoridades americanas repreenderam Karzai e o procurador geral do Afeganistão, Muhammad Ishaq Alko, em diversas ocasiões, por terem libertado todos esses prisioneiros em um período de três anos.

"Os dois homens autorizaram a liberação de prisioneiros antes de seu processo, e permitiram que perigosos criminosos saíssem da prisão e retornassem às suas atividades sem sequer terem sido apresentados a uma corte", indica o texto, datado de agosto de 2009 e classificado como "secreto" pela embaixada dos Estados Unidos em Cabul.

No telegrama publicado nesta terça-feira, a embaixada americana afirma que 150 dos 629 prisioneiros entregues ao governo afegão pela coalizão militar internacional foram libertados sem processo desde 2007, entre eles 29 ex-presos de Guantánamo.

Além dos detentos não julgados, o documento indica, por exemplo, que em abril de 2009 Karzai soltou cinco policiais condenados a penas que variam de 16 a 18 anos de prisão por posse de 124 kg de heroína em sua viatura.

O Wikileaks começou no domingo a publicar 250 mil telegramas diplomáticos americanos confidenciais. Os primeiros documentos sobre o Afeganistão descreviam o presidente Karzai como um "fraco", e seu irmão Ahmed Wali como um barão da droga corrupto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação