Mundo

EUA pedem ao Irã que participe de negociação nuclear com seriedade

Agência France-Presse
postado em 30/11/2010 14:04
Washington ; Os Estados Unidos pediram nesta terça-feira (30/11) ao Irã que aborde com seriedade as negociações da próxima semana, em Genebra, sobre seu programa nuclear, segunod o porta-voz do departamento de Estado, Philip Crowley.

"Agora que foi fixada a reunião, esperamos que o Irã venha para a mesa de negociações preparado para se envolver num processo sério para aboradr as preocupações da comunidade internacional por seus programas nucleares", afirmou Crowley.

[SAIBAMAIS]O Irã aceitou retomar as negociações sobre seu programa nuclear com as grandes potências nos dias 6 e 7 de dezembro em Genebra, conforme anunciou nesta terça-feira em Bruxelas o porta-voz de Catherine Ashton, chefe da diplomacia da União Europeia (UE).

Ashton representa o grupo "5%2b1", que reúne as seis grandes potências envolvidas nas negociações sobre o programa nuclear iraniano: os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido) e a Alemanha.

A reunião em Genebra será a primeira deste nível desde outubro de 2009. Ashton estará acompanhada por altos funcionários dos ministérios das Relações Exteriores das seis potências.

Os iranianos haviam sugerido no início do mês organizar o encontro na Turquia, mas os ocidentais se opuseram, já que Ancara é considerada nesta questão um aliado de Teerã.

Os ocidentais suspeitam que o Irã busca dotar-se do arma atômica através de seu programa de enriquecimento de urânio, algo categoricamente desmentido pelo governo iraniano, que afirma que seu interesse nuclear tem apenas fins civis.

Para as grandes potências, foi a nova bateria de sanções votada na ONU em 9 de junho passado - reforçadas depois pelos Estados Unidos e Europa - que convenceu o Irã a voltar à mesa de negociações, apesar de o regime assegurar que foram em vão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação