Agência France-Presse
postado em 01/12/2010 11:12
Astana (CAZAQUISTÃO) - A primeira reunião de cúpula da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) desde 1999 teve início nesta quarta-feira em Astana, capital da antiga república soviética do Cazaquistão - país que não é considerado por várias organizações internacionais um modelo de democracia.A reunião é um êxito diplomático pessoal para o presidente cazaque Nursultan Nazarbayev. A região da Ásia central nunca recebeu um encontro desta importância, em especial da organização de 56 países membros que se reúne pela primeira vez em 11 anos.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, o georgiano, Mikhail Saakashvili, o primeiro-ministro francês Francois Fillon, a chanceler alemã Angela Merkel e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, entre outros, estavam presentes no ato de abertura da reunião.
A instabilidade no Quirguistão, a situação no Afeganistão e as crises nas antigas repúblicas soviéticas - o separatismo da região de Transnitria na Moldávia, o conflito Azerbaijão-Armênia sobre Nagorno Karabaj, a Geórgia - devem ser abordados, mas nenhum avanço diplomático importante é esperado no encontro da OSCE, que prioriza o consenso.
O presidente cazaque conseguiu obter para 2010 a presidência rotativa da OSCE, organização que tem entre suas prerrogativas a de assegurar o respeito dos princípios democráticos.
O Cazaquistão, no entanto, nunca celebrou eleições reconhecidas como livres pela OSCE. O partido de Nazarbayev controla todas as cadeiras do Parlamento e o presidente tem ainda o título de "Elbassy" (chefe da nação), que lhe confere poderes e imunidade perpétua.